15 de agosto de 2015

Tenho noventa anos. Ou noventa e três.


Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.
Quando temos cinco anos, sabemos até os meses de nossa idade. Mesmo por volta dos 20 anos sabemos quantos anos temos. Tenho 23, dizemos, ou talvez 27. Mas quando chegamos aos 30, algo estranho começa a acontecer. A princípio, é um mero sobressalto, um instante de hesitação. Quantos anos você tem? Ah, eu tenho - você começa confiante, mas depois para. Ia dizer 33, mas não é essa sua idade. Você está com 35 anos. E isso o incomoda, pois você fica imaginando se não é o inicio do fim. Claro que é, mas ainda faltam décadas para você admitir isso.
Começamos a esquecer as palavras: elas estão na ponta da língua, mas, em vez de simplesmente saírem, permanecem ali. Subimos a escada para buscar alguma coisa e, quando chegamos lá em cima, não lembramos mais o que estávamos procurando. Chamamos um filho pelo nome de todos os outros e até pelo nome do cachorro antes de acertar. Às vezes esquecemos em que dia estamos. E, por fim, o ano.
Na verdade, não é que eu tenha esquecido. Simplesmente deixei de prestar atenção. Passamos o milênio, disso eu sei -  tanto barulho por nada, todos aqueles jovens chiando de tanta preocupação e comprando comida enlata porque alguém teve preguiça de deixar espaço para quatro dígitos em vez de dois -, mas isso pode ter sido no mês passado ou há três anos. O que importa? Que diferença há entre três semanas, três anos ou até mesmo três décadas de purê de ervilha, mingau e fraldas geriátricas?
Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.

// ---------- // ---------- //

  E aí, gente, beleza? Esse acima é o texto que abre o livro Água para Elefantes, da Sara Gruen - e no gif é uma cena do filme. Tô ainda lendo o livro e desde o inicio esse texto aí me deu ideias, fiquei pensando em umas analogias. Tipo, em como desperdiçamos nosso tempo com coisas que não nos adicionam nada e pior, quando nos acostumamos com isso e deixamos de nos importar. Ou como fazemos tempestade em copo d'água por algo que nem é tão big deal assim. Me vi muito na parte do "chamar um filho pelo nome de todos os outros", sempre acontece comigo haha Enfim, queria compartilhar esse texto com vocês e pronto. Um abraço no coração de vocês - porque sim - e tchau.

18 comentários:

  1. Migo, eu acabei de comentar no outro post e agora vi já tem um novo <3
    Terminei o texto, achei incrível e tal, daí fui para o último parágrafo e vi que não era seu: f-loralacid

    P.S: Tive que apagar porque queridíssmo blogger cortou os comentários acima T.T Sempre copio o comentário inteiro antes de mandar pra evitar isso, mas tá assim difícil viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, pelo amor de Deus, eu desisto de mandar o comentário. Mas achei o post maravilhoso, como sempre, e perdão pelo flood acima, não é culpa minha :(

      Excluir
    2. Terminei o texto, achei incrível e tal, daí fui para o último parágrafo e vi que não era seu: </////3
      Pois poderia muito bem ser (achei a escrita parecida), não faz isso comigo, sério hahahha. Gostei demais! Lembro quando o livro estava na moda e uma galera enlouquecida, inclusive eu, pra ter.
      Às vezes tenho essas ideias também, sobre o quanto a gente perde tempo com coisas que não importam. Eu mesma vivo me policiando por isso, tipo "lembre-se do seu próprio mantra: não se importe, não se importe." hahahah, acontece. Fiquei com mais vontade de ler!

      Excluir
  2. AMOOOOOO, AMO AMO AMOOO esse filme principalmente o robert amo muito ele, nossa esse filme e daqueles que eu ja sei todas as falas e tudo mais, acho um filme muito bom e muito bacana!
    Beijooos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bom?

    Esses tempos estava eu sentada com a minha mãe, tentando deitar no seu colo para ela fazer carinha em mim, ela estava assistindo esse filme e não queria que eu a intrometesse, no fim sai brava e nem vi o filme.
    Agora comecei a pensar, se será assim comigo? Será que eu estou perdendo meu tempo com coisas fúteis? O que eu deveria estar fazendo? Ai mds, minha vida vai acabar tão rápido, isso realmente são coisas que mexem com meu ser.

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, Luni! Fiquei pensando isso mesmo quando li esse texto. E sim, tem coisas totalmente inúteis/fúteis que eu faço e que só me ervem pra perder tempo hehe

      Excluir
  4. Olá, Edu! Eu estou bem, e você? Nunca li, nem assisti, Água para Elefantes, mas eu morro de vontade de ler! Só não assisto porque eu quero ler primeiro. Espero que eu consiga ler. A minha vontade de ler só aumentou quando li esse textinho. Nunca tinha lido, e eu estou completamente apaixonada! A Sara escreve muito bem pelo o que eu vi, então tô louca para ler. Se der eu vou comprar e lerei rapidão. Faz resenha aqui, eu adoraria saber sua opinião! Adorei a sua reflexão sobre o texto, de verdade. Eu li esse texto três vezes e tô pensando em imprimir ele e enfiar na minha cara.

    Com carinho, Liv.
    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liv! Tô bem. Eu nem tinha vontade quando me emprestaram o livro - e eu pensava que era só um filme -, então com zero expectativas me surpreendi bem. Ela realmente escreve muito bem, é ótima em detalhar cenas e emoções dos personagens. Já vi muito esse livro em promoção, por menos de 20 reais, então deve ser baratinho. Nem estava pensando nisso, mas pode deixar, vou trazer uma resenha pra cá. Ah, obrigado, é ótimo ler isso. "tô pensando em imprimir ele e enfiar na minha cara." UAHSUAHSUAHSA

      Excluir
  5. Eu pensei que era seu! :3 Enfim, nunca li e nem assisti Água para Elefantes, mas tenho vontade de ler e ver. Achei inspirador também. Faz resenha quando terminar?

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera escrever tão bem! Muito inspirador, pode deixar, Sel, a resenha já tá chegando ;')

      Excluir
  6. Olá, Edu.
    Adorei o quote do livro e seu breve comentário.
    Já iniciei a leitura desde livro emprestado e acabei devolvendo a pessoa e pretendo comprar um só meu. Temi gostar tanto ao ponto de não querer devolver.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Renato. Valeu, cara! Haha, sabe que é assim que tô me sentindo? Tô gostando tanto que quase não quero devolver, algum dia compro minha edição, é bom demais.

      Excluir
  7. Amo analogias amigo, ainda mais sobre livros. "Água para Elefantes" foi um livro que eu peguei tem algumas semanas, comprei e dei para um amiga, que adorava o filme e tinha uma fixação em ler o livro, só que nunca o comprou... Eu não sabia se era bom ou se era ruim, mas cara, esse texto é muito bom, a forma que a autora escreveu me deixou com muita vontade de ler mais.
    Sua analogia me fez refletir muito na forma que penso quando vejo pessoas mais velhas, de minha mãe a pessoas idosas mesmo. Eu tenho uma curiosidade enorme de desvendar os segredos que o tempo ainda pode nos revelar, apenas ele, relacionado a nossa mente e nosso senso de vida. Reconheço a experiência de vida mais uma questão de aquisição de uma sabedoria especifica que só podemos ter assim, com o tempo, que não pode ser desprezada caso a pessoa dote de um tipo de mente nada "brilhante", digamos assim. Por mais imatura que a pessoa seja, o tempo faz coisas fascinantes conosco, e temos que sempre ter ouvidos abertos a isso. Existem magias que só entendemos quando a sentimos. Amei a analogia, e tipo "Ou como fazemos tempestade em copo d'água por algo que nem é tão big deal assim", isso é extremamente a minha cara u_u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também as amo, cara. Sério? Que legal isso, tô com muita vontade de ver o filme logo depois do livro. Pois é, ela sabe bem como atiçar nossa curiosidade. Já sabe que adoro quando alguma coisa que eu escrevo faz alguém ficar pensando longe, né? haha Cara, cê disse muito. Fiquei pensando aqui nessa parte de "Por mais imatura que a pessoa seja, o tempo faz coisas fascinantes conosco", me 'tocou' aqui. Hahaha, é bem a minha cara também.

      Excluir
  8. Oi Eduardo, tudo bem? Eu comecei a ler Águas Para Elefantes, mas parei na metade do livro, pois a leitura estava cansativa, eu achava na época, pois tem alguns anos que não o leio novamente. Mas agora, com certeza, irei recomeçar!

    [dor à tona]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Any! Égua, eu adorei essa parte do livro, todas as 'descobertas' que o Jacob fazia me fascinavam, quanto mais ele aprendia sobre a vida no circo. Espero que agora você curta :)

      Excluir
  9. Ainda não li esse livro (nem vi o filme), mas esse texto me deixou com muita vontade de ler. A ideia é ótima e muito verdadeira. Já estava indo elogiar você pelo texto antes mesmo de ler até o final haha
    Quero ver resenha aqui, ok?

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom, é um livro que vale bem a pena ler. Hahaha, quem dera eu escrevesse assim, Pode deixar, resenha chegando em uns dois dias. Beijos :3

      Excluir