31 de agosto de 2015

Minha opinião sobre água para elefantes

“É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso.É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.”


  Oi, seus lindos! Eu espero que esteja tudo bom aí, pois por aqui tá ótimo. Bem, vamos lá. Primeiro, era pra esse post ter saído sábado. Não saiu porque eu fiquei p*to hausha Eu tinha tirado fotos pro post - com o livro, o DVD e um elefante que eu achei aqui -, mas aí descobri que as fotos foram salvas na memória interna da câmera e logo depois ela descarregou. E como não tenho carregador, fiquei sem as fotos - e eu tava meio apaixonado por elas, talvez as melhores fotos de objetos que eu já tirei haha.
  
  E segundo, troquei de layout. Já iria fazer um ano com aquele e já não tinha mais aquele "tchan" com ele. Aí passei um dia ouvindo Tame Impala e me deu uma vontade de tentar (leia bem, tentar) fazer algo psicodélico. Já viram que não consegui, né? Mas mesmo assim eu amei muito o resultado. Sim, eu receio que há uma grande chance de vocês acharem uma merda, mas eu amei. Serião. Única coisa é que os links de navegação não funcionam, errei algum código e não consigo ajeitar. Então, se quiserem ver algum post antigo, usem o arquivo ali do lado, beleza? Dei uma mudada nas páginas e coloquei uma playlist, ouçam aí  Ok, agora chega disso e vamos ao post de verdade.

  Jacob Jankowski vive em uma casa de repouso, rodeado de velhos babões e enfermeiras 'robóticas'. O que ninguém sabe sobre ele é que, desde a morte de sua esposa, nunca mais falou de sua juventude e de como trabalhou em um circo. Aos 23 anos, Jacob está para fazer as provas finais da sua faculdade de medicina veterinária e já tem um emprego garantido na clinica do pai. Uma tragédia, porém, abala o menino que sem dinheiro, sem diploma e sem rumo foge. Até ser resgatado pelo circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra e arrumar um emprego como seu veterinário oficial. Lá o garoto vai sofrer nas mãos de Tio Al, o tirano dono do circo e August o bipolar chefe do setor dos animais. Ele também vai se apaixonar por Marlena, a formosa estrela do número dos cavalos - e esposa de August - e por Rosie, a aparentemente estúpida elefanta que deveria ser a salvação do espetáculo.

  

  Água para Elefantes foi escrito por Sara Gruen e é, basicamente, uma história sobre ilusão. Achamos que temos algo, mas tudo pode mudar num piscar de olhos. Isso é bem mostrado na história do Jacob desde o inicio, mas infelizmente esse sentimento é fracamente mostrado no filme. No livro, Sara divide a narração ora no presente, com Jacob vivendo tantas aventuras quanto um idoso de 90 anos numa casa de repouso pode viver e ora no passado, com o Jacob de 23 anos experienciando tantas coisas em um curto espaço de tempo. Mesmo portando de elementos clichês (amor proibido, rapaz pobre se apaixona pela mulher do chefe) a história em momento algum se torna desinteressante.

  Coisas como a primeira vez que Jacob viu uma mulher nua, a primeira vez que ele transou (e vomitou) e o seu primeiro contato com Rosie, a elefanta "estúpida", são descritas tão bem que vagamente você tem a impressão de pertencer a cena também. Algo que senti falta foram de cliffhangers (gancho forte para o próximo capítulo), mas acho que tô exigindo demais, já que li o livro praticamente após Não Conte a Ninguém, esse sim repleto de cliffhangers.

  Vamos acompanhando a vida de Jacob através dos meses como veterinário do circo, as amizades (e as inimizades) que ele vai conquistado pelo caminho. O que achei o diferencial do livro foi ele ter mostrado o outro lado do circo, os trabalhadores que montam as tendas, alimentam os animais, controlam as multidões. Já que na maioria das histórias envolvendo circo, apenas os artistas são exaltados, foi muito bom conhecer os "bastidores".


  Partindo para o filme, ele é mediano. Do inicio para a metade o filme acontece com rapidez, diferente do livro que é mais parado por intercalar a história do Jacob jovem com o idoso. A fotografia é um show a parte, e a sequência que mostra os trabalhadores montando o circo é realmente linda de se assistir. Outra que vale a pena é o espancamento de Rosie por August, quando ele perde a paciência com a "estupidez" da elefanta que quase causa um acidente à Marlena. Porém, partes interessantes do livro são cortadas; outras, são mostradas com nem metade do brilho que têm no papel (como a cena de Bárbara, a "mulher do strip-tease").

  Achei inteligente "achatarem" dois personagens em um (como Tio Al e August, que viram só o August), já que a história é recheada deles. Falando de atuação, nunca fui fã de Robert Pattinson, mas tenho que dizer que não odiei seu Jacob, mesmo não sendo aquilo que eu esperava. O mesmo da Reese com a Marlena. Tirando uns pequenos detalhes - como o cabelo deles, eu realmente queria um Jacob ruivo -, os dois conseguem convencer. Mas quem rouba a cena mesmo é Christopher Waltz, o August. É brilhante como ele consegue transitar naturalmente entre um August amável, carinhoso e amistoso e um arrogante, raivoso e violento.

  O filme e o livro acabam da mesma forma: o Jacob idoso no circo que foi armado em frente a casa de repouso, contando sua história ao diretor desse circo, maravilhado de encontrar alguém que trabalhou em circos bem no meio da Grande Depressão dos anos 30, pano de fundo histórico bem explorado no filme.

  Então, foi um post grande sim. Faz tempo que não faço resenhas, devo ter perdido um pouco a mão haha Eu gostei bastante desse livro, superou muito minhas expectativas. Se vocês tiverem a oportunidade, recomendo que deem pelo menos uma chance, garanto pelo menos que você vai rir em algum ponto haushaa Beijos, seus lindos 

ÁGUA PARA ELEFANTES (Water for Elephants)

Livro ||| Filme 

22 comentários:

  1. Primeiramente, eu pirei no seu layout. Esse efeito 3D nas letras e a falta das vogais no título, que criativo! Sua foto de perfil, o texto das redes sociais, esse background no "postador por" e outras coisas, essa fonte pixel maiorzinha que deixou com efeito meio borrado e putaquepariu essa playlist! To ouvindo aqui e amor, meu Deus ♥♥
    Enfim... Se acalmando e falando do post... Eu nunca vi, nem li o livro, mas eu queria ver o filme por causa do Robert... :3 haushahs' Sou fã, e quando soube do filme nem sabia da existência do livro, mas desde então vi diversas resenhas do livro e a vontade de ler passou a ser maior do que a de ver o filme. Enfim, bastidores de circo parece ser uma coisa mais mágica que o espetáculo em si, quero ler pra ontem já, haha.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sel, sua linda ♥ Muito feliz que você gostou, já que eu me apaixonei 100% por esse layout! Pois é, quando o filme apareceu lá em 2011 eu nem sabia que tinha um livro (e nem fui atrás tbm). Acho que os bastidores podem ser o contrário de mágico, já que lá tudo é bruto e realista, né ahaha

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?

    Mds, devo pedir desculpas por não ter vindo aqui antes. Amo o seu blog e devo comentar aqui sempre que puder fjndjfdfds.
    Poxa, é uma pena que você não tenha conseguido pegar as fotos.

    Gente, esse layout está simplesmente divoso, amei, ficou bem diferente.

    É realmente interessante, como os ''vilões'' da história na maioria das vezes recebe um destaque enorme na atuação, as vezes os protagonistas são deixados de lados e o outro lado brilha. Já me falaram que o Robert não está bom nesse filme, mas nunca assisti para ver.
    Acho que quando tiver a oportunidade, lerei sim!

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luni, tudo bem por aqui. O importante é que cê veio ahsuahs Pois é, fiquei meio sad com isso. Obrigado ♥ Verdade, às vezes os mocinhos são meio rasos, são "só bons", enquanto os vilões tem toda uma personalidade complexa. Lê mesmo, hein!

      Excluir
  3. Bom dia amigo, o que houve aqui?! O layout ficou realmente bonito! Ficou bem diferente do que você sempre faz, haha, eu gostei ♥ me deu aquela vontade de fazer um layout pro meu, aquela que nunca vai funcionar pois sou um inútil na vida, sabe? wefijqweifwe AH, caramba, ouvir 'Paris' na sua playlist logo quando acordei renovou 50% minha fé no dia, haha, maravilhosa. Que tumblr lindo cara *-----* xô terminar aqui que vou reblogar tudo!

    Nossa, admito que eu tinha uma visão totalmente diferente (começou a tocar all star, E É NANDO REIS QUE TA CANTANDO ♥) ENFIM, do livro, sério mesmo. Realmente pra mim era a coisa mais desinteressante do mundo, que, foi o que eu achei do filme (me desculpa), eu realmente não suportei a atuação do Robert Pattinson, e o filme me entediou. Teve algumas coisas que citou que me interessou demais, "Água para Elefantes foi escrito por Sara Gruen e é, basicamente, uma história sobre ilusão. Achamos que temos algo, mas tudo pode mudar num piscar de olhos. Isso é bem mostrado na história do Jacob desde o inicio, mas infelizmente esse sentimento é fracamente mostrado no filme." Isso é algo que eu realmente não tinha captado no filme de forma clara, sabe? Eu achei que o livro se tratava de um nível parecido, mas ficou bem nítido que é um nível bem adiante o3o acho que me arrependo de ter o dado de presente :') weqifjwqeifjwqe -q

    Sua resenha ficou ótima cara u_u abraçaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, no meu caso. O que houve aqui foi Tame Impala ahsuahs Pois faça logo, vai funcionar sim u_u Sério que cê curte essa música?? ♥ Depois que voltei pro Tumblr decidi encher ele de coisa, seu também é top ahsuahs
      AHSUAHSA All Star ♥ É, o filme dá essa ideia mesmo, não honra o livro nem um pouco. Eu só queria que fosse um ator diferente, não fiquei animado com ele como o Jacob também. Pois trate de pedir emprestado e ler essa obra. É uma ordem. Abraçaum.

      Excluir
  4. Olááá Eduzinho ♥ Af, pior morte perder fotos tiradas T-T EU AMEI ESSE LAYOUT. TIPO, EU AMEI MUITO. TIPO, MUITO MESMO. TIPO, EU NÃO SEI COMO EXPRESSAR O MEU AMOR POR ESSE LAYOUT PORQUE TÁ MUITO LINDO. E essa playlist? Não sei lidar.

    Mano, faz tempo que eu tento ver/ler Água Para Elefantes, mas sempre acabo esquecendo da existencia dele de escolher um livro ou um filme (um minuto para Ana, a menina com alzhaimer na adolescência). Já tinha um puta interesse na história, sua resenha me instigou ainda mais! Adoro suas resenhas. Vou tentar ver o mais rápido possível u3u



    - acid baby ♦ (mudei de blog de novo, pois é, pois é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninhaaa ♥♥♥ TIPO, OBRIGADO. TIPO, MUITO MESMO. TIPO, SUA LINDA. Também ainda não sei lidar com ela ahsuahs
      Caraaa, lê. Logo. Agora. Vai na livraria, biblioteca, sei lá, só leia! É super bom, serião. Esse nome tá muito perfeito, sabia? Acid Baby ♥

      Excluir
  5. Olá,
    Eu adoro o livro e o filme, a narrativa da Sara é maravilhosa e o filme super gostoso de ver
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  6. Olar Edu ♥
    Mds perder fotos assim é de deixar qualquer um p*to mesmo, teve uma vez que eu tirei uma foto linda só que apertei no lugar errado e sem querer apaguei ~morte terrível. Sou traumatizada com isso até hoje .q

    Eu adorei tipo muitoo Edu, MDS tá muito amável, sério. Sdds época que todo mundo usava playlist assim no blog <3 Pode isso produção? Ter Melanie na playlist, assim não dá, meu coração não aguenta.

    Eu devo ser a única idiota que olha para o Jacob e já lembra logo do Edward, e da irônia do nome dele ser ''Jacob'' nesse filme/livro.
    Enfim, eu não conhecia... Porém fiquei curiosa pra saber mais sobre a história talvez eu assista ou leia o livro. Suas resenhas ainda estão ótimas Edu ♥
    Tiau
    { s u r v i v e } ♦ s-urvive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olar Jack ♥ Caraca, que morte terrível mesmo, vamos superar juntos u_u
      Siiim, eu lembro! Era muito bom ~ exceto aquelas que começavam automaticamente, pq meus ouvidos não eram obrigados! Melanie é amor, e se gostar vai ter duas! ahsausha
      Eu só pensei nisso uma vez, é uma irionia loka haushas Espero que você leia o livro, o filme passa toda uma impressão errada da história - apesar de ter uma fotografia linda. Brigado, Jack ♥ Tiauzão

      Excluir
  7. Querido Edu, se a vida te deixar puto, aproveite e transe *eu não ando bem, e minha s piadas estão cade vez piores*
    Eu gostei do layout :'D Esse efeitos estão me deixando zonza -q
    Esse livro/filme parece ser bem legal :'D Eu gostei do que parece ser o enredo, em resumo.
    Não sei o que é "cliffhangers". Fui no Google, agora sei o que é, continuemos.
    ~amei a segunda música da playlist~
    Então, eu procurarei por ambos, filme e livro, mas acredito que acabe por apenas ver o filme -q

    rabbitsandwolfs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENOS COELHO MENOS AHSUAHSUAHSAHSAHSAHH não tem ninguém aqui pra fazer isso #alonenomundo
      Eu me apaixonei por esse efeitos ♥ Efêmera não dá pra não amar, a voz da Tulipa é ótima haha Égua, que droga, o livro é infinitas vezes melhor, mas espero que cê curta a fotografia linda do filme. Beijão.

      Excluir
  8. Oieeeee, Eduuu! Eu nunca perdi fotos, mas deve ser um porre. Sinto muito por você. Esse layout tá muito legal, caraaaaaa! Adorei super a fonte que você usou nos títulos da postagem (e em mais alguns lugares, haskajksj). Como você conseguiu ficar 1 ano com o mesmo layout? O máximo que já fiquei foram 3 meses ajhgsjgaj

    Ahhhh, eu já assisti Água para Elefantes! Não tive a oportunidade ainda de ler o livro, na verdade verdadeira, o filme não me deu vontade de ler o livro, hihihi. Mas depois da sua resneha dizendo que o filme é mediano e que podia ter partes mais interessantes do livro eu fiquei mais curiosa. Tenho uma amiga que possui o livro e vou pedir emprestado para ler assim que puder :3 Depois eu te digo o que achei. Quero saber o que você achou ou está achando de Maze Runner! Eu li e se você trazer uma resenha para o blog eu digo o que eu achei da trilogia toda, vou deixar um mistério no ar, haha!

    Com carinho, Clara

    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olar Clara ♥ Bem, foram 9 meses eu acho, mas acho que é pq eu não ligava muito pro blog a algum tempo ahshaha Pois é, por isso esse filme é ruim, ele não dá vontade de ler o livro - que é 100x melhor. POIS PEÇA E LEIA. Foi assim que conheci essa história. Tô longe de Maze Runner a mais de semana, acho que vou voltar a ler semana que vem. Tá legalzinho, mas ainda tô no começo.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Espero que sim ^^
    Eu nunca cheguei a ver esse filme, apesar dele passar constantemente na televisão fechada. A história parece boa, mas confesso que não é do tipo que me atrai com frequência. Quem sabe se eu ler mudo de opinião? De qualquer maneira, gostei da resenha, bem completa <3

    *no meu blog você perguntou o que era CLC, não foi? É um grupo de pop da Coréia do Sul. Apesar de meio genérico, é até que legal ^^*

    converse-high.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tudo bem, Holly :3 Sério? Eu nunca vi esse filme passando na TV fechada haushas A história é boa, o filme não. A leitura com certeza é melhor. Ah, tá, eu pensei que fosse uma sigla pra outra coisa, sei lá haha

      Excluir
  10. "Você sacou a minha esquizofrenia, e maneirou na condução.." PORRA, EDU, COMO EU AMO ESSA MÚSICA ♥ M83 também ♥ Ai que playlist ♥ Tem umas brasileiras aí que eu não conhecia, tô apaixonada. E esse layout? L-A-C-R-O-U. Esse "Nqnttpc" no header é genial!! Faço o mesmo com o meu sobrenome quando tenho que criar conta e preciso de um user auhauhauha — e ninguém perguntou, ok. Enfim, demorei mas cheguei, e tô amando aqui, Eduzito. Tame Impala é uma ótima inspiração <3
    Antes de mais nada, a primeira coisa que pensei foi: Edward e Jacob, oi?? Hahahahha. Histórias de circo já naturalmente me atraem, sabe? Nunca tive vontade de ver o filme, só o livro mesmo. É bem provável que eu não o leia, a não ser que alguma alma divina me empreste, mas fiquei bem curiosa com ele! Fiquei com dózinha da Rosie, elefantes são tão adoráveis :'(
    Nunca pare com as resenhas, elas são as melhores (seríssimo!).

    Beijosssss ・゚: *✧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA, THALITA, COMO ASSIM ♥♥♥ AMO MUITO TAMBÉM ♥ Que bom que cê gostou das músicas. HAUSHAS Essa parte do header foi até sem querer, eu tava me matando tentando ter uma ideia pra o que colocar ali. Caiu do céu. Eu nunca tinha pensado nisso, no meu caso eu substituo as vogais por números ahsjshahs Tame ♥
      Né, também pensei isso. Espero que cê leia, o livro tem uma essência toda diferente do que o filme mostra. Aaaaah, muito obrigadow, Thali ♥

      Excluir
  11. Não sei como era o layout anterior (porque faz tempo que não blogo hahaha), mas adorei o novo! Li Água para Elefantes há muito tempo e lembro de ter gostado muito. Adoro o tema circo.

    ResponderExcluir
  12. Olááááá, Edu! Faz muito tempo que você postou, e eu nem tinha visto. Tô boladona por estar super atrasada, mas tudo bem. Como você está? Espero que esteja bem. Fico triste ao saber que tu não conseguiu as fotos, eu adoraria vê-las. Primeiramente: que layout mais maravilhoso! Bora me dar esse dom? Eu aceito de graça. Uma merda? Cara, tá lindo, em todos os aspectos. Saudades de quando todo mundo usava esse background ou um parecido com ele, saudade.
    Vou ouvir a playlist, já que tô com uma enorme vontade de conhecer coisas (coisas sim, não músicas) novas.

    Essa sinopse... Já li tantas vezes a sinopse desse livro e eu nunca me canso. Acabo ficando super animada, até que, com o tempo, eu me desanimo. Tenho muita, muita vontade mesmo de ler. Já pensei em comprar, mas tô pobre. E além do mais, todo mundo diz que é fraquinho, então eu fico com mais preguiça ainda; mas ainda quero ler, não gosto de me basear na opinião dos outros. Enfim, enfim, parece ser um livro bom. Não aquele livro, mas parece ser legal. Dessa vez eu realmente procuro ler, e espero não me decepcionar. Adorei a postagem, tu escreve muito bem (faço questão de escrever isso o tempo todo) e é muito bom saber a tua opinião.

    P.S: ouvi a playlist (ou uma parte dela) e fiquei animadona por ter Vanssa da Mata. Amo essa mulher. Tem Nando Reis também, o que mais falta nessa playlist? TEM MELANIE TAMBÉM, JESUS, SÓ TEM COISA BOA! A-m-e-i a playlist, vou ouvir sempre.

    Um beijo! <3
    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha ouvido falar sobre o filme, mas nunca pensei que existisse um livro.
    Para falar a verdade, o nome não me despertou tanta curiosidade.
    E há alguns minutos, eu não tinha ideia de que se tratava a história.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir