7 de agosto de 2015

Tristeza & Alegria


  E aí, gente, tudo bacana? Hoje foi o fim da minha primeira semana de aulas, foi meio legal. Faltam pouquíssimo tempo pras provas que devem "definir meu futuro" então os professor voltaram de mãos cheias. Eu tô meio com medo de ficar de recuperação em duas matérias, não quero isso, é um saco ter aulas em Dezembro. A parte legal dessa volta é que eu e mais quatro amigos "começamos" um clube do livro - a gente nem percebeu, foi espontâneo hauaha Todo mundo emprestou um livro pro outro e eu finalmente tô lendo Não Conte a Ninguém do Harlan Coben, depois de anos e eita do livro bom: mistérios, agentes do FBI lerdos, assassinatos falso e um protagonista azarado pra caramba, recomendo muito! E como foi a volta de vocês?

  Hoje vou falar de Divertida Mente, filme que eu queria ver desde dezembro do ano passado e só consegui anteontem haha Todo mundo ao meu redor tava me falando que era filme infantil e eu tava velho pra isso, mas só se a pessoa for muito lerda pra achar que os filmes da Pixar são só pra criança, né? E se você não viu, pode ficar tranquilo que é spoiler free.

  O ponto base é que a mente humana é comandada por cinco sentimentos - sendo a Alegria o "chefe" deles. Tudo está em perfeita harmonia, cada um no seu quadrado. Até que a Tristeza, tentando ser útil, acaba se perdendo junto da Alegria no interior da mente da protagonista e o restante do filme narra a jornada das duas de volta a sala de comando. E é aqui que o filme fica bom.

  A Alegria se mantém simpática o tempo todo. Se a Tristeza tenta fazer algo, é logo impedida pela outra. Lembra o que é imposto no nosso mundo: a tristeza é algo ruim que deve ser evitado e a alegria é o que deve ser apreciado. Mas será que é assim mesmo? Claro que não. Evitar falar dos problemas escondendo-os atrás de sorrisos não é a solução. O problema é que rola uma insegurança de se falar das coisas que nos deixam tristes. Medo de deixar outras pessoas tristes, medo de envolver outras pessoas nos problemas que deveríamos "resolver sozinhos". Talvez o medo de que alguém só "positive" seus problemas, só seja simpático, e não realmente tente entender.

  No filme, a Alegria acha um fardo a presença da Tristeza (claro que ela só diz isso nas entrelinhas), algo desnecessário. Eu vejo o mundo real assim também. Já perdi a conta das vezes que tentei falar com minha família da minha insegurança quanto ao futuro e do quanto isso me deixava triste. De não saber que faculdade fazer, de não realmente sentir que eu seria bom em alguma coisa e da possibilidade de ser um fracasso na vida adulta. Eu procurava alguém pra entender minha tristeza, mas eles só me colocaram mais medo me dizendo pra correr atrás de fazer medicina e direito porque só assim vou garantir uma estabilidade financeira. Vocês não tem ideia de como isso só me deixou mais triste.

  No final do filme, Alegria finalmente entende a importância da Tristeza (numa cena que eu quase chorei, juro pra vocês haha) e as duas conseguem juntas voltar ao comando da mente da protagonista. Falta bastante essa cumplicidade entre os sentimentos aqui entre a gente. Que as pessoas percebam como ser empático pode ajudar alguém numa situação difícil, que uma pessoa triste não tá fazendo "drama".

18 comentários:

  1. Olá, Edu! Eu estou muito bem, obrigada por perguntar. E você? Eu realmente espero que você não fique de recuperação. Eu nem imagino como deve ser ficar tendo aula em dezembro, já que minha escola não trabalha com recuperações dessa forma. Mesmo assim, desejo muitas notas altas pra você, sjdskjhds. Eu queria poder fazer isso de "clube do livro" com minhas amigas, mas, infelizmente, não dá. Tenho apenas uma amiga que gosta de ler, então complica um pouco. A gente pode tentar fazer "a dupla do livro" :'D! Minha volta às aulas foi realmente boa. Eu não estava com a mínima vontade de voltar para a escola, mas eu realmente gostei dessa primeira semana. Espero que minha semana de provas se atrase um pouco, porque não tô nada afim de começar a fazer essas provas.

    Eu quero muuuuuuito ver Divertida Mente! Estou super animada pra ver, e espero que até o final do mês eu já tenha visto. Provavelmente eu nem estaria comentando esta postagem, já que minha lista de leitura não funciona. Mas eu decidi comentar a postagem passada e vi que tinha post novo <3. Filmes da Pixar são até para os idosos, minha gente!

    Quando eu li sobre a história do Divertida Mente, tive muita vontade de assistir. Nunca, tipo nunca mesmo, eu teria pensado em uma ideia tão interessante como essa! O nome, a história, tudo é tão criativo! E foi aí que eu fiquei com muita vontade de assistir. Até agora nada, mas eu prometo que ainda vejo, mesmo se for só no ano que vem, sjhdskhfsjhf.

    Tenho uma professora MUITO parecida com a tristeza, em relação a características físicas. Sério, elas são idênticas. Essa (https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/11010004_988229881211305_7145872032361705890_n.jpg?oh=ada813e6482bca64ff93219624f28a4f&oe=564FE8C7&__gda__=1451302061_aaab807c1b7e73df63aa8479dd6aa2dc) é a minha professora, ksjjfs; Só pintá-la de azul que ela vira a Tristeza.

    Enfim, depois de ler essa postagem (maravilhosa por sinal) fiquei com mais vontade ainda de assistir. Eu estou desesperada, caraaaaaa, kdjfskjf. Juro que quando eu assistir te conto o que achei! E eu tenho certeza absoluta que irei chorar, tipo a b s o l u t a. Sou muito sentimental, sério.

    Eu até magino que serei igual à você daqui alguns anos, me perguntando o que eu serei no futuro. Ainda não faço a mínima ideia, mas eu tento não me importar muito com isso. Uma hora eu terei que decidir, claro, mas só vivemos a vida uma vez, certo? Então vou viver um pouco do presente e deixar o futuro para depois.

    Com carinho, Liv
    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liv! Hahaha em junho eu meio que tinha uma dupla do livro, então vai fundo que dá certo. Minhas provas são em umas três semanas, tô muito nervoso pra que cheguem logo, Deus! Né, não entendo isso de falarem que é infantil por ser animado. CARAMBA, sua prof é mesmo a cara dela USUAHSUAHSA
      Conta sim, Liv <3 Viver o presente é importante, então aproveita enquanto ainda tens a chance, beijo <3

      Excluir
  2. Tô contigo! Que blog legal, caraaaa!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie oie, Edu!
    Eu tenho muita vontade de assistir Divertida Mente, minha irmã tem o DVD (pirataria feelings), mas me esqueci de pegar emprestado.
    Então, eu não estudei pro Enem, huhuhu. E elas é a prova da minha vida. Acho detestavel isso de ficar fazendo provas sempre. PARA DE QUERER FAZER COM QUE EU TENHA DE TE PROVAR QUE EU SEI, EU SEI PORRA Ç-Ç *vai chorar*
    Minha mãe quer que eu seja advogada, por conta disso da qeustão finaceira.
    E pá, eu não sei de fato o que quero fazer, fica aquela confusão na cabeça.
    PORQUE SÃO MUITAS COISAS NESSA VIDA.
    E eu não quero fazer mais provas, pra no fim descobrir que não e´aquilo que eu quero. Ou ser alguém infeliz.
    Parece que pra todo lado que eu ando, eu tomo no cu ç.ç
    Tristeza deve servir para te fazer forte. Ando tão triste ultimamente, que vou ser o Hulk em breve.
    Se eu ver o filme, não choro, faço um rio. Porque eu choro com qualquer coisinha, e TPM não colabora.
    Desculpa extravasar meus sentimentos aqui. Tá, vou sair, tchau.


    [rabbitsandwolfs.blogspot.com], [thisis-mydemonside.blogspot.com]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi, Coelho! Pois pegue e assista a g o r a, é bom demais. O problema é quando eu não sei e tenho que mostrar que sei uahsuhsasa Fazer direito deve ser palha, minha madrinha estudou muito isso e já sei que eu nunca conseguiria ser igual ela x_x Cara, sempre que quiser extravasar seus feelings me chama <3

      Excluir
  4. Olá, Eduuuuuu! Como cê tá?

    Uhhh, fiquei com muita vontade de ler esse livro aí. Tem uma amiga minha que já leu e disse que é muito bom, fiquei muito curiosa, nunca tinha ouvido falar do escritor. Eu já tive um "Clube do Livro" um tempo atrás, mas meus amigos atuais não gostam de ler, então é só cryyyyy.

    Estou com uma vontade absurda de assistir Divertida Mente, a ideia é simplesmente foda (desculpa a palavra), mas tipo, não tem outra palavra que descreva. Pixar não tem nada de só para crianças, muitas vezes eles tentam atingir as pessoas mais velhas. Eu fui assistir certa vez um filme da Pixar, esqueci completamente o nome, e tinha muitos adolescentes e adultos lá, mais que crianças por incrível que pareça.

    Você está no terceiro ano? Eu estou no segundo e ainda falta um ano para eu finalmente ter que me decidir sobre a faculdade e também fazer o Enem e já estou me sentindo completamente SUFOCADA e é muito comum na minha família conversarmos sobre isso, e sempre falam sobre "você deve garantir algo que te dê dinheiro" e isso acaba com a gente. Eu não quero fazer direito, nem ser médica, caramba!

    O filme parece ser sensacional, mas não estou com dinheiro para ir assistir no cinema infelizmente e por este motivo vou ter que esperar um pouco mais para poder assistir. Mas se você disse que quase chorou, pode ser certeza que vou chorar, haha! Eu ando chorando muito ultimamente, pra qualquer coisa, haha!

    Com carinho, Clara

    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Clara, e você? ºuº
      Foi tão bom finalmente ter lido, correspondeu todas as minhas expectativas, então super recomendo que você leia. Só cryyyyy haushasha
      Pois é, até dizem que Divertida Mente tem cenas em que fica mais adulto e as crianças não entendem, é bem isso mesmo. Eu tô no segundo, mas essa dúvida me consome desde a oitava série hehe Eu quase não choro, mas Pixar é Pixar, né haha

      Excluir
  5. Olá, amigo! Boa sorte com as tais provas, sei que vai se sair bem, sabe do que precisa e vai correr atrás. Consigo imaginar o nervosismo, mas não deixe isso tomar você. Nossa, muito legal essa coisa de clube do livro. Amo coisas que começam espontaneamente que simplesmente fluem, e no fim, são tão produtivas quanto divertidas. Aliás, quem não? Eu tinha uma amiga que eramos acostumados a trocar contos, cada semana um dava ao outro um conto de algum autor e nos divertíamos com isso, legal, né?

    Nossa, o filme parece ser brilhante. A ideia foi sensacional. Eu nunca tive problemas de dividir meus sentimentos, de entender a necessidade de cada um deles. Mas, como você, tenho claramente problemas com o fato de expor a minha tristeza. Eu prefiro guardar. Eu me considero uma pessoa com uma certa intolerância a mais, acredito que, eu não consigo nem falar por ficar imaginando a pessoa ensaiando um discurso pra algo que é tão profundo pra mim. É o lance de positivar, ou ser empático. Acho que é por isso que eu faço questão de fazer isso na escrita, de libertar essa "melancolia" que também é muito importante.
    Indicação espetacular amigo, com certeza irei assistir õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, amigo! Valeu valeu, já tô correndo atrás mesmo. Cara, que demais essa ideia, haha, nunca tinha pensando nisso de trocar contos com um amigo, parece coisa de filme. Devia ser muito divertido.
      Outra ideia brilhante da Pixar, né. Eu guardo os meus principalmente por medo de como a pessoa vai reagir, porque sempre acho que tô fazendo tempestade em copo d'água, que meus problemas não são tão importantes assim - inclusive já falaram isso diversas vezes pra mim, o que não ajuda em nada haha
      Por isso eu gosto de ler teus textos, tu colocas realmente a "alma" neles. Assiste, sim! o/

      Excluir
  6. Olááá Edu ♥ Minhas aulas foram bem... Sei lá, normais IDSJAIAJS Relaxa, Edu, você vai se dar bem, certeza! ♥ NECESSITO DE LIVROS, NECESSITO, SÉRIO.
    Queria tanto ver Divertidamente, mas estava com minha priminha de 5 anos de idade na última vez que fui pra o cinema e ela preferiu ver Minions (quase bati nela e gritei "VOCÊ VAI ENTRAR NESSA SALA AGOOORA", mas me controlei e fiz o desejo da little satan). O filme parece ser brilhante demais, apesar de ser "pra crianças", parece ser incrível. Não vejo a hora de sair nos PopcornTimes da vida pra eu poder ver (ou basicamente chegar na barraquinha pirata ali da esquina pra eu comprar por dois conto).

    Ótima resenha, me deixou ainda mais empolgada pra assistir ♥

    besos ♥ escapis-m.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Aninha :3 Ah, obrigado, espero mesmo. Tô lendo tanto ultimamente, tá uma coisa ótima hahahshasa
      Cara, quando é que essa coisa de minions vai passar? Tipo, já deu aushausha Espero que cê assista logo, é bom demais, deixa a gente pensando depois. Beijos <3

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu vou bem, obrigada.
    Ficar de recuperação é realmente uma bosta, eu me sinto um lixo. A média aqui e 6, é tão fácil conseguir um 6 e eu não sei como eu não consigo isso.
    Clube do Livro é interessante e eu sempre tive vontade de participar, mas não pela internet, mas sim entre meus amigos, mas eles quase nunca leiam nada, então é complicado.
    Filmes da Pixar nunca são apenas de crianças, são tipo demais. Eu com 50 anos indo assistir filme da pixar vai demais u3u. Mas confesso que não me interessei tanto assim por divertidamente.

    Atualmente esse é um dos meus maiores medos, eu estou no primeiro ano do ensino médio e me sinto tão burra, sinto que não vou conseguir passar no enem, não vou conseguir chegar na universidade que eu quero. Tenho medo de desapontar as pessoas ao meu redor, medo de desapontar meus pais.Afinal eles que fazem tudo por mim.
    Ninguém parece ser empático quando eu quero conversar e essas coisas.
    Adorei o post!

    {sessão proibida} - s-sessaoproibida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim, Luni. Se a média fosse 6, seria bem mais simples e muita gente não ficaria de recuperação asahsua Tô participando de um na internet também, é bem daora, nunca tinha feito algo parecido antes.
      Divertida Mente foi o melhor filme da Pixar que saiu nessa década, tava até achando que eles tinham "perdido a mão". Cara, também me sinto assim às vezes, mas calma, só não deixa o nervosismo tomar conta de você. Mesmo que uma prova nos faça sentir assim, sei que não é verdade, né?

      Excluir
  8. Oiess, tudo? Cara, eu tô louca pra ver esse filme. O pior é que justamente no dia que eu fui no cinema pra isso os ingressos esgotaram. NA MINHA VEZ DE COMPRAR! Foi um momento muito sadness, pqp, sdufdsfh.
    Que bom que conseguiu tirar algo de bom nessa volta às aulas, porque olha, tô sofrendo. UHSAUAHS Parece que alguns colegas legais voltaram babacas e outros são escandalosos quando não precisa - eu não suporto isso. De qualquer maneira, minha mãe também tá colocando pressão pra que eu escolha qual faculdade fazer. E olha que eu realmente pensei em medicina porque gosto disso, só que uma vez fiz um teste e ele me mandou repensar essa decisão, HAUSH. Mas ela tem sido bem bacana, a gente conversa a respeito de faculdade, intercambio e sobre o quanto eu quero fazer publicidade mas pode ser difícil. Enfim. Ela me cobra pra estudar pro enem, mesmo. Espero que tudo dê certo pra nós dois.

    Beijo!
    www.carolinewsilva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo! uahsa CARA, já aconteceu isso comigo, em dezembro passado, mas eu esqueci qual era o filme, foi horrível AHSUAHSUASA Finalmente tá tudo estável, não quero nenhuma mudança, tô gostando da escola assim. O povo que tava babaca voltou ao normal, e quem estava legal continua assim. Caramba, queria que minha família fosse assim, de conversar. No que você decidir fazer, espero que se saia muito bem Carol, quanto mais difícil maior a recompensa, né? Beso :3

      Excluir
  9. Olá Eduzinho <3 Torcendo muito para que você não fique de recuperação; não sei como é isso porque na minha escola nem tem, de tão boa que é (sente a ironia). Você já sabe qual foi meu sentimento com a volta as aulas, né? A primeira semana foi até tranquila, mas agora já começou a pesar e eu tô tipo kdmslkfmk socorro, cansadíssima.
    Ai que legal!!!! Sério, queria muito fazer um "clube do livro", meus amigos até gostam de ler, mas pouco, então eles não tem/compram muitos livros :( Tenho um amigo que leu esse livro aí e gostou demais! Sempre vejo pra vender e me seguro pra não comprar, porque ando muito gastona heheh.

    Todos falam de Divertida Mente e eu aqui meio inerte. Nem tava com tanta vontade assim de ver o filme, mas seu post fez essa vontade acender em mim. "Medo de deixar outras pessoas tristes, medo de envolver outras pessoas nos problemas que deveríamos resolver sozinhos." Senti um tapão na minha cara agora AHUAHUAH :(
    Eu te entendo, Edu. Tô passando pela mesma coisa, isso de tentar conversar e te dizerem somente pra fazer algo que dê dinheiro. Mas chegar no último ano sem saber o quer da vida é simplesmente desesperador. Sabe quando chega uma hora que você simplesmente não sabe o que pensar mais a respeito? Já joguei tudo pro alto e agora tô só estudando, pensando em mais nada.
    Ótimo post! Adoro esse teu jeito de falar das coisas colocando em pauta uma outra, que não seja somente falar o que você achou do filme/série/whatever em si <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thali <3 Aaah, muito obrigado por isso, haha Sinto que vai ser assim ano que vem, vou ficar cansadíssimo de escola, mas por enquanto tá até tranquilo, sabe? Pois compre, é bom demais, vale MUITO a compra, e já vi ele por 10-20 reais por aí, é baratinho. Sério? Tão feliz aqui de ter te incentivado a assistir. Tô com muito medo de em agosto do ano que vem eu ainda não ter decidido. Bem, espero que cê se saia bem, Thali, de verdade <3 Muito obrigado, é gratificante saber que cê gosta disso :')

      Excluir