1 de setembro de 2014

Desafio Filosófico: Questões de Platão à Sofia


  Olá! A Sara, dona do Interesses Sutis, lançou um desafio no final de Agosto baseado no livro O Mundo de Sofia, com perguntas que Platão faz à personagem-título no livro. Logo que ela me chamou pra participar (valeu!), eu lembrei dessa frase que está na ilustração que o professor falou em alguma aula de filosofia, e só fui checar na internet se era mesmo dele. As perguntas feitas por Platão são quatro, então vamos direto ao assunto, né?

1. Primeiro você deve pensar sobre o que um padeiro deveria fazer para conseguir assar cinquenta biscoitos exatamente idênticos.
Ele poderia assar o primeiro biscoito e depois continuar assando os outros, sempre pensando que todos são idênticos ao primeiro. Ou, numa viagem mais doida, clonar várias vezes o primeiro biscoito.

2. Depois, pergunte a si mesmo porque todos os cavalos são iguais.
Pois todos eles tem o mesmo descendente comum (?)

3. Em seguida, reflita se você também acha que os homens possuem uma alma imortal.
Sim, o nosso corpo envelhece e morre, mas nossa alma continua nova e viva (isso se não foi corrompida, mas enfim).

4. E por fim você deve dizer se mulheres e homens são igualmente racionais.
Se por racionais, quer dizer que pensam do mesmo jeito, eu digo que não. Cada qual tem suas particularidades, mesmo que cheguem ao mesmo objetivo.

  E acabou. Gostei muito das perguntas, e agora tô doido pra saber as respostas de Platão! Acabei de lembrar que o professor passou um trecho do filme (de 1999), em uma aula, mas deu até uma vontade de ver tudo... E nesse desafio ainda tem brinde prêmio, olha que bacana..! Valeu, gente. Até breve :D

10 comentários:

  1. Que bom que você participou! *-* adorei suas respostas!!! As respostas oficiais saem dia 05, ou seja, sexta-feira, aí eu venho aqui te passar o link, beijos! :3

    ResponderExcluir
  2. Minhas respostas foram bem diferentes, ahduhaduhaudha. Mas gostei das suas, é um pensamento muito comum de todos.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. A do biscoito eu fui logo pensando em fazer em uma forma, será que ficariam todos iguais? haha'


    Ahhhh para tudo! Você tá lendo o futuro da humanidade?? Gente, tenho muita história pra contar sobre esse autor, ele tipo, mudou a minha vida. Já li esse também, e me lembro da minha vontade louca de sair por aí abraçando arvores (que cá entre nós, ainda tenho haha). Comecei a me interessar por filosofia depois de ler os livros dele ^^

    ResponderExcluir
  4. Ah! Saiu a resposta ao desafio questões de Platão à Sofia, vê lá:
    http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2014/09/respostas-do-desafio-questoes-de-platao.html#more

    ResponderExcluir
  5. Muito boas suas respostas. Principalmente da segunda pergunta.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  6. Hey Cadu! ♥
    Poxa, eu tava planejando participar desse projeto, só que aí eu esqueci e as respostas até já saíram, chorando </3
    Gostei das tuas respostas, Cadu! Acho que as minhas seriam parecidas, uashuahe.

    Beijos ♥
    {wakin-g.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  7. CAAAAAAAAAAAAAAADUZITOOOOOOO ♥
    Que saudade de vocêeeeeee, moço! Tudo bem? *-*

    Amo amo amo amo amo amo amo amo Filosofia!! Que desafio mais diferente e da horaaaaaa! Adorei todaaaaaas suas respostas, a maioria a gente ia responder bem parecido hahahahahah!

    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  8. Achei super criativo isso *-* Vou participar, e já ver as respostas originais.

    Blog Soqnunca

    ResponderExcluir
  9. Bem interessante :3 Adorei.
    Recomecei com o blog, poderia seguir e comentar?

    f-ireflies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amo Filosofia, é uma matéria que não nos obriga a fazer tais formulas como a matemática, das quais sempre me calam pois as resposta são sempre as mesmas "é o que pede a formula, é regra, não precisa ter sentido ou motivo Gabi" ¬¬ sim eu, questiono a matemática (talvez seja por isso q eu sou péssima em cálculos) :/ enfim, amei esse desafio e ainda mais suas resposta :D abração \o/

    uma-quase-perfeita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir