10 de março de 2014

Mas que livro Extraordinário, não?

FOTO POR MATHEUS BANDEIRA

  Olá! Como ainda não sei quando o post será publicado, essa parte ficará sem um indicador de tempo. Então, no final de Dezembro me presenteei com alguns livros (e ainda não li todos!), e Extraordinário foi um deles. Já tinha o visto algumas vezes pelo Facebook e pelo YouTube e decidi comprá-lo, principalmente por essa capa azul (apesar de a primeira - essa da ilustra - também ser linda!). Não sabia nada da história, então esperava qualquer coisa do livro. Em uma tarde consegui rir, ficar bravo, sentir pena, ficar orgulhoso e até chorar! Realmente, extraordinário.

  August (ou Auggie) Pullman é um garoto de 10 anos que é fã de Star Wars, tem pais (e uma irmã) super protetores, uma cadela e que nunca foi à escola. Isso, pelo motivo de que ele tem uma doença que deformou seu rosto, deixando-o com os olhos caídos e orelhas desproporcionais, mas ainda uma criança. A grande mudança é que ele finalmente irá à escola, mesmo contrariado no início. Alguns alunos - Jack Will, Julian e Charlotte - são convocados para formarem um "comitê de boas-vindas", e é aí que os problemas de Auggie começam.


  Ele fica semanas sozinho na escola, e quem ele pensava que era amigo dele, na verdade estava apenas fingindo "por pena". Por sorte, algum tempo depois ele consegue achar alguém com quem contar - Ah, Summer - e... bem, se eu continuar, vou acabar revelando algum spoiler, por que eu realmente não sei me controlar, rs.

  O livro é dividido em partes, cada uma delas narrada por algum personagem, o que foi uma sacada genial da autora do livro, nos deixa sabendo o que está acontecendo em cada "mundo". Os capítulos dentro dessas partes são curtinhos e você os lê sem se perguntar "nossa, quando isso vai acabar?". Eu adorei as ilustrações e os trechos de músicas ou de livros que iniciam cada capítulo (principalmente o de O Pequeno Princípe *-*).


  Dos personagens, meus preferidos foram de longe a Miranda - melhor amiga da Via, irmã do Auggie, mas que mudou totalmente no ensino médio - e o Justin - namorado da Via -, a Miranda seria a irmã mais velha perfeita para mim, ela sempre gostou do Auggie, e a história da primeira vez que ela o viu foi uma das mais bonitas do livro. Summer é a garota que se torna amiga dele desde que se sentou junto dele na hora do almoço - por pura pena, sentimento que mudou logo depois. Summer seria a melhor amiga perfeita para mim (sim, tudo é perfeito, rs) e eu juro que imaginava um namoro entre ela e o August, mas depois descartei a ideia.

  A maneira como ele encara o mundo e as pessoas que o acham nojento ou bizarro é totalmente madura, e foi o que mais me deixou orgulhoso em relação a ele. Não deixar que o mundo o derrube, continuando firme e forte. Mas ninguém é de ferro, e o final da primeira parte me atingiu tanto quanto atingiu o Auggie, me fazendo derramar umas lágrimas por um livro pela primeira vez...


  A autora também aprofunda os outros personagens da história, como a Via, sua recente mudança de escola e as lembranças de como ela teve que amadurecer mais rápido que o normal (sabiam que a avó dela era brasileira?), a Miranda, com sua mudança total de estilo para criar uma nova imagem e perder contato com o passado - infelizmente, até o August - e o Jack, menino esperto que já conhecia Auggie antes de participar do comitê e que, assim como os outros, demora para perceber o quão extraordinário ele é.

  Finalizando, Extraordinário me fez pensar bastante em como as pessoas tratam diferente alguém pro puro preconceito. E me fez pensar em mudar e, pelo menos tentar, ser mais solidário com qualquer um que não esteja tendo um dia tão bom. Me influenciou, mesmo. Recomendo à qualquer pessoa, é uma leitura importante, com uma mensagem, mas sem precisar ser massante. Sei que isso poderia estragar, mas meu sonho agora é ver o livro transcrito para as telas do cinema. Será que é possível?

Título: Extraordinário (Wonder) 
Autor: R. J. Palácio Editora: Intrínseca Páginas: 316 
♦♦♦♦♦ (5/5)

9 comentários:

  1. Bom, eu sempre que vejo um blog resenhando esse livro passo direto,porém eu parei pra ler a sua resenha pois gosto das sua palavras. Eu amo livros,mas achei que esse não iria me interessar,então você escreve ainda registra fotos do livros e dos trechos me deixando com uma louca vontade correr para Saraiva Mega Store. kkkkkkkkk Sua resenha está muito bem feita.
    renata-filosofando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia o livro e sentia vontade de ler, mas agora eu quero MUITO ler \o/ haha.
    Gostei muito do blog ^^
    http://espacobaguncado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom, lendo seu post eu percebi que vou chorar com esse livro hahaha Sou muito, MUITO sentimental ;_;
    Gostei da ideia do livro e dele ser narrado por vários personagens. Parece que foi um livro escrito com bastante carinho :3
    Vou adicionar a minha lista!!
    Beijos!
    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro, e eu A-D-O-R-E-I!
    O legal é que ele mostra o ponto de vista de todos os personagens.
    Se eu não me engano, li em apenas dois dias. O livro é muito bom!

    Abraços,
    Ser Pedro ♥

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha foi tão bela quanto a primeira desse livro que eu li. Lembro de quando eu coloquei meus olhos curiosos na tela e li tudo. Me deu vontade comprar! E agora VOCÊ faz uma resenha até melhor que a anterior e que me deixou pirada para ler...

    anjos-deplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito amor. Tipo, já ouvi falar bastante, mas nunca nem tinha lido a história/sinopse, porém sempre quis ler (mas nunca achei por aqui, consequências de morar no fim do mundo). Adorei a ideia de mostrar os pontos de vista de cada personagem, porque como você disse, mostra um pouquinho de cada mundo. Enfim, com certeza entrou na minha listinha <3

    Beijos ♥ wakin-g.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já vi varias resenhas desse livro, mas a sua eu li até o final e me deu vontade de baixar o livro, muito boa mesmo. Obrigado. Além do fato do gurizinho ser fã de Star Wars, espero que goste da leitura

    http://www.loveebookss.com.br/2014/03/falando-de-dexter-com-um-pouco-de.html

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é realmente muito bom! :)
    ps: http://www.gislei.com (ex quasemeianoite.com)

    ResponderExcluir